Francisco RebeloFMH/UL

    Francisco Rebelo é Professor Associado com Agregação e docente na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa. Atualmente é coordenador da secção Autónoma de Ergonomia, do Laboratório de Ergonomia e coordenador do grupo de Ergonomia no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo, Design da Faculdade de Arquitetura (CIAUD) da mesma Universidade. A sua atividade de ensino e investigação está focada no design para alteração comportamental, através do Design Centrado no Utilizador, Usabilidade e Experiência de Utilização.

    Tem desenvolvido várias ferramentas para avaliação da interação humana e apoio ao design, em particular: HARSIM (Humanoide Articulation Reaction Simulation), WorkMan, Behavior Video, ErgoVR. Publicou mais de 180 artigos nestes tópicos (https://www.researchgate.net/profile/Francisco_Rebelo). É membro do editorial board de várias revistas, das quais destaca-se Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Services Industries e Theorical Issues in Ergonomics Science e Co-Chair da Conferência Ergonomics in Design – AHFE desde 2012. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, União Europeia e projetos de I&D com várias organizações (destacam-se: OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, Autoeuropa – Grupo VW, Autoridade para as Condições de Trabalho, Amorim Industrial Solutions, Nokia Siemens Network, Thales Group e Nespresso).

    É avaliador de candidaturas a projetos financiados pelo Portugal 2020 e membro das Redes VALOR (Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento) e MOV (Mobilidade Urbana Inteligente) da Universidade de Lisboa. Orientou 7 alunos de doutoramento e 40 alunos de mestrado, concluídos com sucesso. É Presidente de Associação para o Desenvolvimento da Usabilidade e Experiência de Utilização (ADUUX).

    Luís OrvalhoAnna Seacat