José Augusto da Silva SobralDEM/ISEL/IPL

    Com uma carreira profissional de quase 25 anos, José Sobral tem o Mestrado em Manutenção Industrial e o Doutoramento em Engenharia Mecânica, ambos pela FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde 2005, é Professor Adjunto na Área Departamental de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

    Iniciou carreira profissional como Director Técnico da Socail onde era responsável pela direção e coordenaçãoo de inúmeros empreendimentos na área de instalações técnicas especiais, nomeadamente redes de abastecimento de água, redes de saneamento básico, redes de combate a incêndio, entre outros. Foi neste cargo que desenvolveu e acompanhou trabalhos como o Novo Estádio do S.L. Benfica, Edif. Multidesportivo ‐ Clube Nacional de Natação, Centro Comercial Odivelas Parque, Media Markt ‐ Zona Comercial ‐ Estádio da Luz; Estação e Interface de Coina – Refer; Fórum Montijo – Multi Development Corporation; Edifício Infante (escritórios) – Parque Expo, Edifício dos SMAS de Oeiras – C. M. Oeiras., entre outros de igual grandeza.

    Como docente no Ensino Superior tem leccionado diversas unidades curriculares nos Cursos de Licenciatura em Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia da Manutenção.

    Desenvolveu alguns estudos sobre a Gestão de Activos Físicos, na área da Fiabilidade, Manutibilidade e Disponibilidade dos bens, incluindo o estudo de aplicação de novas estratégias e metodologias de Manutenção em ambiente industrial, usando a metodologia RAMS – Reliability, Availability, Maintainability and Safety, fazendo uso de ferramentas de análise como FMEA/FMECA, Hazop, Event Tree Analysis (ETA) e Fault Tree Analysis (FTA), entre outras. Desenvolveu também estudos referentes a Análise de Risco e consequentes tomadas de decisão inerentes à sua Gestão, e em particular sobre o Risco de Incêndio, com especial interesse na área da Fiabilidade de Componentes e Sistemas de Segurança contra incêndios (Barreiras de Segurança – Safety Barriers).

    Autor de várias publicações científicas em revistas, capítulos de livros, actas de congressos e outros encontros científicos, quer a nível nacional quer internacional.

    André Calixto